segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia dos Pais

História
Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

Comemoração

Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dia dos artistas do Pré I -C!!!!

No dia 13/05/2011 a turminha da professora Rosicléia do PRÉ I - C Vespertino, participaram da experiência de fazer massinhas de modelar caseiras. Os alunos participaram com gosto e entusiasmo. Vá lá pequenos artistas!!!!!!

RECEITA DE MASSA DE MODELAR CASEIRA
Material:
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo
Confecção:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção:
peças modeladas numa forma e
assar. Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você.

Receita 2
Material:
1:500 g de maisena,
100 g de sal,
uma colher de (café) óleo,
tinta vegetal
Modo de Fazer
Misturar a maisena e o sal. Juntar água suficiente para formar uma pasta.
Pedir para um adulto levar a massa ao fogo
corante.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
, mexendo sempre. Acrescentar o óleo e o
Atenção:
meses, independente de qualquer produto químico.

Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).
Preparo:
1.   Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2.   Deixe esfriar e junte o vinagre.
3.   Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
4.   Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
5.   Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
6.   Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
7.   Coloque os trabalhos para secar à sombra.


a massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários
Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar aspedir para um adulto colocar em forno brando para

DIA DO ÍNDIO ESCOLA VIDA E ESPERANÇA

No dia 19/04/2011 foram reunidos na Escola Municipal Vida e Esperança as turmas da Educação Infantil para a apresentação do dia do índio. Nossa!!!! Que gracinhas !!!!
Parabéns para esta turminha animada, e para as professoras: Lucimar, Gislene, Rosicléia e Cida.
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Sala Espaço de Diálogo



Todas as Quintas Feiras na Escola Municipal Vida e Esperança, os funcionários se reunem para debater sobre a vida escolar do aluno e da escola, neste momento são sanadas dúvidas, professores trocam experiências de práticas pedagógicas que estão dando certo na sua sala de aula. Estes momentos são importantes, pois todo grupo escolar se interagem, e conhecem todas as áreas e suas dificuldades.

Tradição do Hino na Escola Municipal Vida e Esperança

A Escola  Municipal Vida e Esperança possui desde a criação da Escola o Canto do Hino Brasileiro em todas as quartas-feiras nos dois Períodos escolares matutino e vespertino nos horários da 07: 00 horas da manhã e as 13:00 horas da tarde com toda a comunidade escolar. Venha nos visitar!!!!!

A história do HINO BRASILEIRO
O Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 [1] pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971. Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais. A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo

VISITA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


No dia 29/06/2011 o Exército Brasileiro fez uma visita no recinto da Escola Vida e Esperança referente aos objetivos que lhe trouxeram para a cidade de Confresa-MT. Onde os mesmos agradeceram a cooperação da comunidade escolar e do povo confresense pelas boas vindas. Os soldados tiraram as dúvidas dos alunos e a responsabilidade de fazer parte do Exército Brasileiro, para animação dos alunos foram apresentadas armas e objetos que usam no seu dia a dia. Onde o seu foco geral e pela Preservação da Natureza e dos Animais em Extinção, e com as queimadas provacadas pelo o homem trazem diversos fatores prejudiciais ao bioma brasileiro. Valeu Exército pela sua visita, a escola sempre estará aberta para vocês. 

Aprender a Ler Lendo

A Escola Municipal Vida e Esperança possui o projeto Aprender a Ler Lendo, com este projeto os alunos recebem o preparo pedagógico no período de aula e em contra-turnos. Os alunos que possuem dificuldades na leitura a escola disponibiliza um quadro de professores e amigos da escola que faz o acompanhamento do aluno nas aulas de reforço. Neste reforço trabalhamos desde a iniciação da alfabetização, como o alfabeto e suas familías, os fonemas, a produção de textos. Estamos tendo bastante rendimento. Segue abaixo as fotos:

Escola Municipal Vida e Esperança

Escola Municipal Vida e Esperança foi criada em 11 de junho de 2010, situada na Rua Osvaldo Sobrinho, nº 212 no setor Morada Nova na Cidade de Confresa-MT. A escola oferece ensino nas modalidades de Educação Infanil, Ensino Fundamental de 1º ano a 9º ano.